20/04/2009

RAIMUND HOGHE

Raimund Hoghe nasceu em Wuppertal e começou a sua carreira a escrever para o semanário alemão Die Zeit, retratos de personagens estranhos e celebridades, que posteriormente foram compilados em vários livros. Entre 1980 e 1990 foi dramaturgista do Tanztheater Wuppertal de Pina Bausch, o que veio igualmente a dar origem a mais dois livros. Desde 1989 que cria as suas próprias peças para actores e bailarinos, e desde 1992 que mantém colaboração com o artista visual Luca Giacomo Schulte. Em 1994 criou o primeiro solo para si próprio, Meinwärts, que, juntamente com os subsequentes Chambre séparée (1997) e Another Dream (2000) constituem uma trilogia sobre o séc. XX. Raimund Hoghe tem trabalhado frequentemente em televisão, em projectos como Der Buckel, um auto-retrato de uma hora feito em 1997 para WDR (Rádio e Televisão Alemã Ocidental). Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e tem apresentado os seus espectáculos por toda a Europa, no Japão e Austrália. Vive em Düsseldorf e recebeu vários prémios, incluindo o Deutscher Produzentenpreis für Choreographie (Prémio de Coreografia dos Produtores Alemães), em 2001.

Pier Paolo Pasolini escreveu "Atirar o corpo para a luta". As suas palavras inspiraram-me para subir ao palco. As minhas outras fontes de inspiração foram a realidade à minha volta, o tempo em que vivo, as minhas memórias da história, as pessoas, as imagens, os sentimentos, e o poder e a beleza da música, além do confronto com o próprio corpo que, no meu caso, não corresponde aos ideais convencionais de beleza (…). Raimund Hoghe

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails