25/01/2010

BILL FRISELL MEETS BUSTER KEATON

27ª edição do Reel Music, durante todo o ano, obras novas e clássicos para esta celebração anual de som e imagem, música e cultura. Quer a paixão seja, clássica, ópera, jazz, blues, rock ou reggae, a mistura de velho e novo, familiar e estranho.

BILL FRISELL MEETS BUSTER KEATON
No início de 1990, o inovador guitarrista de jazz guitar Bill Frisell evocou novos caminhos para seis filmes de Buster Keaton- ONE WEEK (1920), THE HIGH SIGN (1921),GO WEST (1925). A música foi lançada apenas em CD.Agora Frisell ,com o baixista Kermit Driscoll, e o baterista Joey Baron, combinam a paisagem sonora com o cinema mudo, criando uma união mágica dos dois mestres da Americana, um do som, outro da imagem. NWFilm Center, Portland Art Museum, 21, 22, Janeiro, 2010.


NEIL YOUNG TRUNK SHOW- 8 JANEIRO, 2010
Demme (Stop Making Sense) capta o jovem icone no meio de um estádio cheio de pessoas. Às vezes está sozinho no centro de um círculo com a sua amada guitarra acústica; em outros, está no meio dos seus músicos-Ben Keith, Rick Rosas, Ralph Molina, Anthony “Sweet Pea” Crawford, e a sua mulher Pegi Young.
DIRECTOR: JONATHAN DEMME, US, 2009

Filmmakers Ryan Page (left) and Chris Pomerenke

THE HEART IS A DRUM MACHINE
DIRECTOR: CHRISTOPHER POMERENKE
US, 2009
Frank Zappa disse certa vez: "Escrever sobre música é como dançar sobre arquitectura."
Mas o que é falar sobre música? Muitos dos principais artistas de hoje e não apenas os estudiosos, neste olhar cinematográfico tem uma obsessão exclusivamente humana. No novo documentário Christopher Pomerenke (feita pelos produtores do documentário sobre o lendário sintetizador Moog,e do filme de 2002 Frontier Life ,que cobria a cena da música de Tijuana), explora as pessoas que têm profunda ligação à música, a sua participação na nossa vida diária, e o seu papel na formação da história humana. Entre os diversos músicos
estão Britt Daniel (Spoon), Janet Weiss (Sleater-Kinney), Isaac Brock (Modest Mouse), Jimmy Tamborello (The Postal Service), John Doe (X), the Dandy Warhols, Maynard James Keenan (Tool, A Perfect Circle), Los Lobos, Kimya Dawson, George Clinton, Juliette Lewis, and the Trachtenburg Family Slideshow Players.O Flaming Lips, Steven Drozd, criou a banda sonora original para o filme -30 Janeiro 2010.

BEYOND IPANEMA: BRAZILIAN WAVES IN GLOBAL MUSIC
DIRECTOR: GUTO BARRA, BÉCO DRANOFF, BRAZIL, 2009

"Durante décadas a música brasileira conquistou o público no mundo inteiro. O que faz a música brasileira ter uma força tão poderosa? Porque a bossa nova ainda atrai DJs e produtores 50 anos depois de ter sido criada? Porque é que o movimento Tropicália ressoa com a multidão alternativa rock? Este filme explora a experiência de música brasileira fora do Brasil, acompanhado por uma banda sonora apresentada por clássicos brasileiros, Devendra Banhart, M.I.A., Os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Seu Jorge, Thievery Corporation, Bebel Gilberto, CSS, Creed Taylor, David Byrne,e muitos outros.

COOL
DIRECTOR: ANTHONY WALL
GREAT BRITAIN, 2009

Entre 1949 e 1950, Miles Davis e gravou com seis amigos um duplo-sided 78s o seminal album "The Birth of the Cool". O termo, cunhado nos anos 40 pelos músicos, deixou o santuário do jazz moderno, a black culture, e entrou para o mainstream, e permaneceu lá até hoje.
Where did it come from and what did it mean, “cool”?
Até ao final da década foi cool, o visual, o som e a atitude. desde então todo o mundo quis ser cool.


BOB MARLEY: EXODUS 77
Baseando-se na mente, uma riqueza enorme de notícias e arquivos de televisão a partir de 1977, mistura da música e palavras de Marley, director Anthony Wall (THE STORY BRIAN EPSTEIN, ONE IRISH ROVER) evoca um ano decisivo na vida deste grande artista.
DIRECTOR: ANTHONY WALL
GREAT BRITAIN, 2008



THE AGONY AND ECSTASY OF PHIL SPECTOR
DIRECTOR: VIKRAM JAYANTI
US/GREAT BRITAIN, 2008
Composer 'Wall of Sound' extraordinário produtor pop (The Crystals, The Ronettes, The Righteous Brothers, Ike e Tina Turner ...), não convicto assassino, e agora condenado, a quase miticamente recluso Phil Spector, durante o seu primeiro julgamento, concede uma entrevista inédita na sua mansão em Hollywood para o cineasta Vikram Jayanti

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails