27/07/2010

HANK WILLIAMS

Nascido Hiram King Williams, o homem que viria a ser conhecido como Hank Williams, foi tanto um pioneiro como uma lenda da música country. Mais de cinquenta anos após sua morte, Hank Williams está entre as figuras mais icónicas na música americana. Ícone a tal ponto que o homem e o mito estão inextricavelmente entrelaçados.

A condição espinal, com toda a probabilidade de espinha bífida oculta, garantiu que ele não poderia trabalhar em ocupações como os seus contemporâneos: abate e corte de árvores, ou a agricultura. Aprendeu baladas folk e canções tradicionais country no início com os vizinhos e amigos, e blues a partir de um músico de rua local African-American, Rufus Payne(também conhecido como Teetot).

Produto de escolaridade muito curta, Williams primeiro começou a sua carreira com "Singing Kid" numa estação de rádio de Montgomery, Alabama, que lhe deu o dinheiro para iniciar os Drifting Cowboys, a sua banda de apoio de longa data. Ao longo de sua carreira relativamente curta, Williams gravou uma série de sucessos incríveis, incluindo "Lovesick Blues", "Move It on Over" e "Your Cheatin 'Heart", e "Lovesick Blues", que lhe valeu um convite para se juntar á rádio de Nashville, Grand Ole Opry.Das 66 músicas gravadas em seu próprio nome, umad surpreendented 37 foram hits.

Mas canções de Williams foram onde ele não podia, e de 1951 em diante, houve uma corrida para as reinterpretar para o mercado pop. Ironicamente, essas versões pop, que vendeu mais confortavelmente que os seus originais no início dos anos cinquenta, tinham um som excessivamente ornamentado e ultrapassado, enquanto as assombradas versões de Williams são intemporais.

Tudo desmoronou com uma rapidez impressionante. Hank Williams cresceu desiludido com sucesso, e as viagens intermináveis agravam o seu problema nas costas. Uma operação de medula em Dezembro de 1951 só agravou a situação. Pressões da carreira e incessante dor levou a crises de alcoolismo.A esposa, Audrey, mandou para fora de casa, em Janeiro de 1952, e foi demitido do Grand Ole Opry.

Voltando a Shreveport, Louisiana, onde tinha sido uma estrela em 1948, tem uma segunda esposa, Billie Jean Jones, e contratou um falso médico que agrava já os graves problemas físicos com drogas potencialmente letais.

Infelizmente, Williams morreu por razões ainda debatidas hoje, mas é sabido que a morfina e o álcool foram as principais causas da morte incrivelmente precoce.

No final de Dezembro de 1952, Hank Williams voltou a Montgomery, tentando se recuperar, mas decidiu responder a dois show na véspera de Ano Novo e Dia de Ano Novo. Ele morreu a caminho, com apenas 29 anos. Ao contrário do mito, Williams não morreu com a sua estrela em ascensão. "Jambalaya" tinha sido um dos discos mais vendidos de 1952, mas enquanto seus registos estavam no top, ele não era tão confiável que foi reduzido a tocar nas beerhalls do Texas e Louisiana.

Ele era o coração e a alma do país. Rivalizava em influência apenas com Johnny Cash, Williams foi uma das estrelas da música country. Capturava o desgosto do dia a dia, a realidade dos primeiros ouvintes do género, e as músicas incríveis escritas durante a sua breve carreira foram um modelo para todos os que vieram depois dele.

O chefe da família em primeiro lugar do país. Apesar da sua carreira terminar muito, muito cedo, o legado de Williams prosperou bem mais de meio século mais tarde. Como descendentes Hank Williams Jr. e Jett Williams ambos tiveram carreiras saudáveis, e continuaram graças à força dos netos Hank Williams III e Holly Williams.

Vencedor do prémio Pulitzer. Williams recebeu o merecido elogio póstumo: o Prémio Pulitzer. Receber uma citação especial, deram-lhe para a sua habilidade como um compositor que expressa sentimentos universais, com simplicidade comovente e desempenhou um papel fundamental na transformação da música country numa grande força musical e cultural na vida americana.

Elvis Presley apareceu no Grand Ole Opry apenas dois anos depois de Hank ter sido demitido, e a resposta de Nashville para Elvis era estimular os artistas que poderiam cruzar entre o país e o pop, levando ao nascimento do Som de Nashville. Hank Williams não pertence à era do som Nashville, mas a sua morte tragicamente cedo poupou a indignidade de tentar. Em vez disso, as suas músicas têm vivido reinterpretadas por artistas tão diversos quanto Bob Dylan, a diva do jazz Norah Jones, o crooner Perry Como, a estrela de R & B Dinah Washington, e a banda punk britânica, The The, entre tantos outros.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails