28/11/2010

PETER SLEAZY CHRISTOPHERSON - Bio

O mundo da música e da arte perdeu um grande talento, cuja única abordagem ignorou as convenções do dia e muitas vezes desafiou o status quo.

A criatividade lúdica e inspiradora de Sleazy empurrou-o para fronteiras como um director de vídeo, músico e designer ao longo da sua vida. Ele havia retornado recentemente à Tailândia e à Europa, onde tinha tocado uma série curta, mas espetacular de shows ao vivo como membro dos Throbbing Gristle e no trio recém-formado X-TG com Cosey Fanni Tutti e Chris Carter.

A carreira de Sleazy nas artes visuais incluiu o trabalho como membro da influente Hipgnosis, a icon agência britânica de design, onde sairam os logos para algumas das bandas mais importantes da música do rock na década de 1970 e 80, criadores da arte das capas dos Led Zeppelin e Pink Floyd, e posteriormente, a Factory Records. Ele fez as fotos do primeiro promo dos Sex Pistols, criou uma vitrine muito controversa para Malcolm McLaren e Vivienne Westwood na loja de roupas, SEX, e passou a projectar o logotipo da empresa de moda popular, Boy.

Director de videos:
# Marc Almond - "Waifs and Strays", "Tainted Love '91", and "Say Hello Wave Goodbye,91
# Erasure - "Chains of Love", "A Little Respect", "Stop"
# Gavin Friday - "Falling off the Edge of the World"
# Front 242 - "Rhythm of Time"
# Diamanda Galás - "Double Barrel Prayer"
# Ministry - "N.W.O.", "Just One Fix", "Over the Shoulder"
# Nine Inch Nails - The Broken Movie ("Pinion", "Wish", "Help Me I Am in Hell", "Gave Up"),"March of the Pigs" (two versions: one officially released, with clips of the scrapped version available on the Closure DVD)
# Stabbing Westward - "Lies"
# Jah Wobble - "Becoming More Like God"

Em 1976 conheceu Cosey Fanni Tutti, Chris Carter e Genesis P-Orridge, juntos formaram os provocadores de música electrónica Throbbing Gristle e Industrial Records, criando uma das primeiras editoras independentes da época, e lançando as bases para um novo género de música. A banda foi infame descrito no "Daily Mail" por Tory MP Nicholas Fairbairn como " destruidores da civilização ".

TG acabaram em 1981, após o que Sleazy formou os Psychic TV, com Genesis P-Orridge e produziu dois álbuns. A segunda, Dreams Less Sweet incluiu o futuro parceiro da sua vida John Balance (23 Skidoo, Psychic TV, Deat in June, Zos Kia, e Current 93 )- os Coil foram o primeiro duo assumidamente gay na música, "male sexual chemistry". Peter passou a formar os Coil, em 1983 com John Balance.O original colectivo brevemente chamado ZosKia, também contou com Marc Almond nos vocais, e John Gosling. O primeiro lançamento foi How To Destroy Angels (1984), 17 minutos de "música ritual para o acúmulo de energia sexual masculino".

Lançaram um extenso trabalho até John morrer a 13 Novembro de 2004 (1962-2004) aos 42 anos de uma queda. Peter tinha como fãs nomes que vão de Ian Curtis, a Trent Reznor (cujo novo projecto, o How To Destroy Angels, é o nome de uma das músicas dos Coil.

Posteriormente, Sleazy deixa o Reino Unido para morar em Banguecoque, Tailândia e continuar a sua visão artística e musical sob a forma de The Threshold HouseBoys Choir e Soisong.

Na sequência do seu original break-up, o legado dos Throbbing Gristle foi crescendo dentro do mundo da música e da arte, levando à sua reformulação em 2004, com uma série de apresentações com ingressos esgotados, inclusive no Turbine Hall da Tate Modern.

Na época de sua morte, Sleazy estava no meio de montagem do que estava a ser o próximo projecto dos Throbbing Gristle: um cover do álbum de Nico, Desertshore.

David Tibet disse á Brainwashed:

"Sleaz foi uma das pessoas mais engraçadas, gentil e individuais que já conheci. Eu conheci-o em 1982, como parte dos incipientes grupos PTV/TOPY quando Genesis me levou de volta a sua casa em Chiswick, Oeste de Londres. Geff Rushton tinha acabado de se mudar e Sleazy foi incrivelmente aberto e acolhedor para mim. Ele ficou um amigo durante todos estes anos, foi especialmente doce para mim quando Sebastian Horsely morreu. Da sua marca na arte, e visão individual, será preciso escrever mais tarde".

Peter era uma alma bondosa e bela. Não há palavras para expressar o quanto ele fará falta, á sua familia e á musica.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails