28/07/2011

LAIBACH

Laibach é um grupo industrial, cujos membros preferem ser conhecidos como um colectivo, em vez de revelarem os nomes individuais; eles foram vistos como fascistas e de praticar Germanophilia por causa da musica wagneriana e dos seus trajes militares. De acordo com os Laibach, " Nós somos fascistas, tanto quanto Hitler era um pintor ". Uma vez que o fascismo precisa de um bode expiatório para florescer, os membros do Laibach zombaram dela, tornando-se o seu próprio bode expiatório. Mostrando um desejo ridículo de autoridade, as gravações dos Laibach são caracterizadas e influenciada pelo artwork anti-nazi e fotomontagem do artista John Heartfield. Os shows ao vivo retratam shows de rock tão absurdos como comícios políticos.

Nas entrevistas as suas respostas são irónicos manifestos e nunca revelam a sua personagem.

Formados no mesmo ano que o líder jugoslavo Marshall Josip Broz Tito morreu, os Laibach começaram a sua actividade em 1980 na cidade de minerio de carvão industrial, Trbovlje no centro do que é hoje a Eslovénia. Eles colocaram o seu nome no título da cidade de Liubliana durante a ocupação nazi. O seu primeiro concerto foi cancelado pelas autoridades pelo o uso controverso de símbolos, e o serviço militar manteve-os longe de actuar até Junho de 1981.

Os Laibach tocaram pela primeira vez em Ljubljana em Janeiro de 1982, e a colecção, Ljubljana-Zagreb-Beograd, capta algumas performances do grupo a partir deste momento a partir de cassetes vendidas nos shows. The Laibach/Last Few Days, uma cassete de 1983 foi o primeiro lançamento do grupo, seguido de cassetes em editoras como a Staal Tapes e Skuk.

Fras Milan entrou como vocalista, e o seu distintivo rugido e olhar sombrio, fez dele o membro mais reconhecido do grupo. Uma aparição na TV jugoslava com cabeças raspadas e roupas militares provocou o Estado a emitir uma proibição sobre o nome Laibach em Liubliana, que não foi levantado até 1987.

Algum tempo depois gravam o EP Panorama/Die Liebe, planeiam um concerto, e os cartazes são colocados durante a noite com apenas uma cruz,a marca que representa o grupo. Ambos os concertos e cartaz estão captadas em M.B. December 21, 1984. Laibach logo se juntam ao artista e colectivo Irwin, grupo de teatro Scipion Nasice Sisters, e formam a organização Neue Slowenische Kunst, ou NSK.

NSK envolveu-se em shows do grupo e as obras de arte de Irwin, muitas vezes são exibidas em varios locais. O álbum de estúdio e estreia da banda, que também contou com a cruz, só foi lançado em 1985, mas foi reeditado em 1999 só como Laibach.


Laibach comemoraram a queda do Muro de Berlim com o single "Oktober/Geburt Einer Nation", contendo mais de uma "slant" tecno e um remix creditado ao misterioso Kraftbach. Lançado em 1992, Kapital abraça o minimal techno focado no crescimento do capitalismo na Europa Oriental. A turnê mundial (com a pele de cada membro pintado de prata) segui-se mais reedições. Um retorno ás covers bombásticas foi ouvida na guerra da NATO quando a ex-Iugoslávia se desintegrou.


O techno foi deixada para o lado com o novo projecto 300.000 VK e sua estreia, Also Sprach Johann Paul II. A tourné mundial NATO foi documentado em CD de edição limitada, e o vídeo box set Occupied Europe NATO em 1996, no mesmo ano a banda lançou com temas religiosos, cover version-filled -Jesus Christ Superstars. O show ao vivo do álbum percorreu o mundo até ao lançamento de WAT 2003, um retorno ao techno e o primeiro álbum pop da banda a conter principalmente material auto-escrito há algum tempo.

De 2004 a compilação Anthems apresentou dois CDs: uma compilação de singles, o outro remisturas. Volk no final de 2006 "reimagined" os hinos nacionais de todo o mundo, incluindo os da Alemanha, Itália, EUA, e até mesmo do Vaticano.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails