28/08/2011

PAUL MAWHINNEY - a maior colecção de discos do mundo

Paul Mawhinney possui dois milhões de singles e um milhão de álbuns. "Eu alimentei minha família, paguei a minha casa, mas tudo foi para registos". É a maior colecção do mundo.

O primeiro registo que eu comprei foi "Jezebel", de Frankie Laine, quando tinha oito anos. Mas foi aos vinte anos que as coisas realmente descolaram. Trabalhava como caixeiro-viajante para uma empresa de papel e gostava de visitar todas as lojas de discos ao longo de minha rota, comprando tudo o que podia. Além disso, um monte de bares tinha jukeboxes: eles têm um disco de sucesso por um tempo e depois despejam-no num armazém, e comprava-o.Eu nunca guardei qualquer dinheiro, eu nunca saía para beber; era apenas registos, registos, registos.

Eventualmente, a minha mulher se encheu, porque havia registos por toda a casa. Ela disse-me para abrir uma loja ou me livrar deles, então abri uma loja. Eu tinha coleccionadores vindos de todo o lado. Eventualmente, comecei a comprar as bibliotecas de vinil das estações de rádio. Quando começaram a mudar para CDs, tinham milhares de registos indesejados. Contratava um camião e era só carregar. Num um bom dia eu saía com 5.000 registos.

A indústria da música usada para funcionar assim: uma editora prensa um registo, em seguida, envia-o para um distribuidor, que o envia para uma loja de discos. Se a loja não o vender, volta para o distribuidor, que guarda para escrever-lhe uma nota de crédito á editora e ter o registo de volta. Mas como as despesas de envio subiram, as etiquetas pararam de mandar de volta e os registos tem um "binned". Uma vez abri uma caixa e havia uma centena de cópias do primeiro álbum dos ZZ Top - hoje cada um vale US $ 200.

Mesmo nos primeiros anos, eu percebi a importância histórica da música em si, e comecei a guardar uma cópia de arquivo de cada disco que comprei. Então, no início de 1970, decidi criar um banco de dados de tudo. Naquela época, não existiam computadores, então eu tive que ligá-lo a um "mainframe" maior do que a minha casa. Eu fiz isso por 20 anos, até que comprei o meu próprio computador. Você pode pesquisar o banco de dados por títulos, rótulos, anos, qualquer que seja. E faria um grande aplicativo para iPhone.

A Biblioteca do Congresso dos EUA disse-me que minha colecção é inigualável, e que dois terços não estão disponível em CD ou online - a qualquer preço. Eles queriam comprá-lo, mas não tem dinheiro. Eu realmente não sei o que a colecção vale. A última vez que eu a tinha valorizado foi em 1999, quando decidi vende-la na Internet a uma empresa chamada CD Now. Eles ofereceram-me $ 28.5m, mais US $ 100.000 por ano para eu ser o seu curador. Contrataram uma empresa para avaliar a colecção, que a avaliou em $ 50.5m. Mas a venda caiu quando a CD Now teve problemas. A colecção cresceu desde então. Tenho cerca de 35 mil singles não catalogados ainda.

Fechei a minha loja, em Fevereiro de 2008, porque minha saúde estava se deteriorando. Desde então, eu tive um par de ofertas de venda, mas nada sério. Eu ainda trabalho no arquivo a cada dia. Eu gostaria de ver a colecção ir para algum lugar público e poderem acessá-lo. Eu ficaria feliz em a vender para uma organização sem fins lucrativos - é muito importante para mim mantê-la para as gerações futuras. Não é sobre o dinheiro, é sobre a história.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails