30/10/2011

PULP

A maioria das bandas atingiu o grande momento imediatamente ao desaparecimento, outras a construindo uma sequência lenta e dedicada, subindo o caminho até ao topo. Pulp não seguiram uma rota. Durante os primeiros 12 anos de existência,definhavam na obscuridade, lançando um punhado de álbuns e singles nos anos 80, para quase nenhuma atenção.

No virar da década, o grupo começou a ganhar audiência, dando início a uma guinada que fez a banda uma das mais populares grupos britânicos dos anos 90. No momento em que se tornaram famosos passaram por várias e diferentes e mudanças de estilo e de lineup, cobrindo o indie rock, pós-punk e dança.

O som da assinatura é uma fusão de David Bowie e Roxy Music, glam rock, disco, new wave, acid house, Europop e indie rock britânico. Sintetizadores baratos do grupo e melodias arrebatadoras reflectem as obsessões líricas do lider e vocalista Jarvis Cocker, que alterna entre sexo e nítidos retratos engraçados da desajustada classe trabalhadora.

Jarvis Cocker formou os Pulp em 1978, quando tinha 15 anos de idade. Originalmente chamados de Pulp Arabicus, a primeira formação consistia nos colegas de Cocker. Depois de um ano, o nome da banda muda para Pulp.

A partir de Janeiro, Jarvis terá carta branca para adquirir, em nome da Faber, os direitos dos livros (prateleira M, de música) que achar recomendáveis

Até à semana passada, a Faber tinha no seu catálogo 12 Prémios Nobel da Literatura e mais seis Prémios Booker; agora também tem um rapaz de óculos e já um bocado grisalho que cita Balzac em qualquer circunstância (até nas mais impróprias, tipo um concerto em Paredes de Coura) e que, depois de ter passado décadas a ganhar a vida como vocalista dos Pulp, vai passar a ter um salário de editor.

A partir de Janeiro, Jarvis Cocker terá carta branca para adquirir, em nome da Faber e em estreia colaboração com os editores Lee Brackstone e Hannah Griffiths, os direitos dos livros (prateleira M, de música) que achar recomendáveis. "

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails