28/12/2011

TATOOS

Já se perguntou sobre a origem das tatuagens? A história é velha e se estende por muitas culturas. Há uma especulação interessante: a primeira tats provavelmente foi criada por acaso. Alguém teve um ferimento pequeno, e esfregou-a com uma mão que estava suja de fuligem e cinzas de fogo. Uma vez que a ferida tinha curado, eles viram que uma marca ficou permanentemente.

Em 1991,a Múmia mais antiga do mundo foi encontrada em 1991, numa montanha entre Itália e a Áustria tendo 57 tatuagens, e data de 5.300 anos antes de Cristo, conservou-se congelada num bloco de gelo e tinha tatuagens acompanhando toda a espinha dorsal, além de uma cruz numa das coxas e desenhos tribais por toda a perna. Estranhamente os lugares do seu corpo, onde as tatuagens foram colocados sugeriu que foram usadas ​​para a doença artrítica.

A segunda múmia mais antiga do mundo é de uma princesa egípcia que apresentava um grande espiral desenhado na barriga, região do baixo ventre, que alguns antropólogos relacionaram a possíveis rituais de fertilidade. Outras múmias apresentaram tatuagens de conteúdo mágico ou médico.

Tatuagens são muito pessoais e geralmente reflectem crenças culturais, espirituais ou pessoais. Milhares de anos atrás, eram usadas ​​para afastar os maus espíritos e trazer a bênção dos deuses e espíritos bons para que as usava.

O primeiro registo de tatuagem japonês revela que os japoneses começaram a usar tatuagens em 279 AD. Os japoneses, como muitos de nós hoje, foram tatuados pelo seu valor estético e não por razões sobrenaturais ou mágicos. A técnica mais dolorosa da tatuagem vai para África. A pele do africano é muito escura para a tattoo na forma tradicional, os africanos usam uma pequena faca para fazer "escarificações." Estes envolvem levantar um pouco a pele, fazendo um corte e esfregando na areia especial para fazer um padrão elevado.

Os antigos romanos usavam tatuagens para marcar criminosos e escravos. As palavras "imposto pago" geralmente era tatuada nos escravos. Agora imaginemos os nossos corruptos portugueses serem tatuado como devedores? os Duarte Limas, os Dias Loureiro, e os Valentins, Pintos, Isaltinos, os mãos limpas da operação face oculta, caso Portucale, Freeport do BPN.... ui! a lista é interminável.

Para os Samoanos, o acto de pintar o corpo marcava a passagem da infância para a maioridade.

Na América, tanto as tribos indígenas dos Estados Unidos, quanto as civilizações Maias e Astecas, eram praticantes da tatuagem. Para os Índios Sioux, tatuar o corpo servia como uma expressão religiosa e mágica. Eles acreditavam que após a morte, uma divindade aguardava a chegada da alma e exigia ver as tatuagens do índio para lhe dar passagem ao paraíso.

Na segunda metade do século XIX, as tatuagens viraram moda entre a realeza europeia.

No final do século XIX, a febre da tatuagem espalhou-se na Inglaterra como em nenhum outro país da Europa. Graças à prática dos marinheiros ingleses em tatuarem-se.

Os Ingleses tinham um meio gracioso de usar as tatuagens: traziam as pessoas da Polinésia para casa com eles, depois das suas viagens, para mostrar as tatuagens em salões de reuniões, demonstrando os primitivos nativos comparados com os europeus de elite.

Durante muito tempo, nos Estados Unidos, a tatuagem esteve associada a classes sócio-económicas mais baixas, aos militares, aos marinheiros, às prostitutas e aos criminosos.

A grande popularização da tatuagem nas Américas começou nos anos 70, quando a Califórnia foi o berço dos desenhos que reproduziram imagens de Marilyn Monroe, James Dean e Jimmy Hendrix.

O último sinal de lealdade de um membro de um gang em qualquer lugar do mundo é uma tatuagem do símbolo da própria gang. Gotas de lágrimas debaixo do olho e teias de aranha no cotovelo indicam o número de vítimas de assassinato dos gangues.

A maioria das tatuagens feitas nas prisões são obtidas por técnicas improvisadas. O instrumento utilizado como agulha pode ser obtido com clipes, corda de guitarra, entre outros. A agulha é anexada a um pequeno motor, simulando o aparato profissional para tatuagem. Para dar cor aos traços, tinta de caneta, ou nanquim.

A cor da tatuagem usualmente é monocromática, azul ou preta, salvo casos de contrabando de tintas específicas para tatuagem.O resultado resulta comumente em infecções graves.A precariedade do equipamento usado na prisão nem sempre permite a precisão de uma tatuagem profissional e o trabalho pode ser feito por alguém sem muita experiência.

Tatuagens de prisoneiros russos possuem simbologia complexa, que representam especialmente sinais de orgulho. A Rússia possui a maior população encarcerada do mundo.

Codificação -(Brasil):
Raios duplos, ou número 88: Ideologia nazista."H" é a oitava letra do alfabeto. 88 codifica "Heil Hitler.

Estrela de cinco pontas: Homicida.

Serpente: Traidores e delatores.
Santa: Latrocínio ou, ainda, arrependimento pelo crime praticado.
Cruz nas costas: Vingança.

Caveira trespassada por um punhal: Assassinos de policias, normalmente disfarçada entre outros signos.

Borboleta: Busca pela liberdade, planos de fuga, ou homossexualidade.
Cadeado, molho de chaves: Perseguido constantemente no interior da penitenciária, uma forma usada para pedir apoio.

Diabo: Matador, prazer de conviver com a morte.
Carpa: Chefes do crime.
Escorpião: Integrante do PCC.
Mago: Especialistas em sequestro e em resgate de presos.
Gnomos e duendes: Dependentes químicos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails