31/03/2012

SPIRITUALIZED

Poeta, ensaísta, critico, nativo de Oklahoman, T. COLE RACHEL trabalha na  Interview, V, OUT, The New York Times Magazine, Dossier e The Fader. Os seus livros inclui Surviving the Moment of Impact, e Bend Dont Shatter. É DJ em part-time.

 É fácil de tomar por certo a influência na música popular que Jason Pierce (aka J. Spaceman) tem tido ao longo das últimas três décadas. Como um membro dos Spacemen 3, Pierce registou uma espécie de 
"druggy noise-psych" que geraria um milhar de imitações  inferiores ao longo dos próximos vinte anos. Como  membro (e único constante) fundador dos Spiritualized, Pierce tem criado algumas das músicas de rock mais fantasticas  da "blissed-out rock music"  de todos os tempos, e feito com uma intensidade na fronteira com o religioso. Spiritualized vão lançar o sétimo álbum, o tão elaborado, Sweet Heart Sweet Light.  

T. Cole Rachel- Embora eu tenha ouvido que de Pierce as entrevistas são muito difíceis, eu estava aliviada por ele ser um tipo muito afável, conversador e uma das poucas pessoas que eu já conheci, que pode transformar-se vestindo calças de couro branco durante o dia e fazê-lo parecer totalmente normal. Além disso, como o vídeo de "Hey Jane" indicaria, que Sweet Heart Sweet Light, é um "stunner".

T. Cole Rachel- A primeira vez que fizeram um show em Oklahoma City, foi na tourné de Pure Phase, ninguém apareceu em OKC naqueles dias - e tocando numa pequena sala para apenas algumas pessoas, tinham luzes suficientes para encher uma arena "Nós viajamos com todas aquelas luzes, sobre minha insistência.  Isso custou-nos uma fortuna, mas, nós estávamos indo para Oklahoma! Precisávamos das nossas luzes!" " Uau. Nós só tocamos lá uma vez,  um local  que tinha um "barraco" que foi pouco frequentado", "Eu sempre tive essa coisa que, se conseguirmos alguém  imprimir os bilhetes e nos convidam, vamos lá mostrarmos-nos e fazer um show. Especialmente naqueles dias", "Nós tocamos em Boise uma vez para cerca de 11 pessoas ... mas ainda assim, havia 11 pessoas", diz Jason Pierce, sobre o novo álbum dos Spiritualized e os perigos do perfeccionismo.

 Muitas vezes as pessoas pensam  como um dos perfeccionistas mais notórios na música rock. Tem o processo de tomada de decisão dos albums, " depende de em que grau você aceita a responsabilidade por ela. Um monte de bandas entrega a responsabilidade a um produtor ...que muitas vezes vem com um saco cheio de truques. Você começa o que você recebe".

  Às vezes a última canção que você termina soa melhor, porque você não ouviu isso um milhão de vezes antes. Muitas vezes, as cordas nos discos estão demasiado altas porque foram a última coisa a ser adicionada durante a mistura e as pessoas ainda estão muito no amor com os sons. Eu não sei,se a mistura é tão importante quanto qualquer outro aspecto do processo. Para mim, não se trata apenas documentar o que parecia no estúdio num dia específico. Trata-se de capturar a música como um todo. Eu quero isso para capturar tudo o que eu amo sobre a música. Tempo, tempo é a coisa. Fica mais fácil se você tiver tempo. 

T. Cole Rachel- Isso é uma ordem de altura. A idéia de que não é apenas um registo de como a banda soava neste dia, neste mês, e neste ano ... mas que deve ser sempre buscando a intemporalidade.?

 JP: O que é estranho é que às vezes as pessoas fazem albums especificamente para o próprio meio. Como fazem os registos da rádio ou com um tema específico ou o que quer. Os trabalhos que pareciam importantes para mim foram feitos independentemente disso. Você tem a sensação de que não havia uma visão de como eles estavam indo para ser vendidos ou como eles eram para ser tocados na rádio. Ou, mesmo se fossem, que era apenas a minha opinião sobre isso. Talvez Captain Beefheart estava realmente tentando fazer um disco de sucesso, mas eu vim a apreciar esse registo fora do tempo. Eu não estou seguindo Captain Beefheart como um artista, esperando para ver como vai ser o próximo passo. Chegou-me fora do tempo, sem contexto, como um pedaço de música, e eu respeito essa forma.

 " Eu não estou procurando o som perfeito ou a combinação perfeita. É aquele que se adapta a pista. Tudo é mistura física simples. O som está muito alto ou muito baixo, baixo demais ou muito agudos, e você pode equilibrá-lo, e esses graus leves são a diferença entre uma bela música e música horrivel", " É tudo sobre a tentativa de manter a agulha do lado direito das coisas, tentando fazê-la soar como o que eu considero ser o rock and roll, a música que eu gosto". refere Jason Pierce.

"Eu pensei que eu ia baixar a barra um pouco. Eu queria fazer um álbum pop. Então, eu tive essa idéia de que isso tornaria mais fácil. Eu sempre quis fazer um disco que seria de alguma forma diferente de todos os álbuns fora de longo alcance que visam as estrelas, feito por músicos que tentam desesperadamente esticar. Há uma enorme quantidade de registos que eu possuo que  eu gosto - discos de música pop que não são feitao por pessoas mais jovens.  

"Eles não tem a confiança e a arrogância e a estupidez da juventude - e o tipo de visão singular que você começa quando você é jovem. Eles são feitos por pessoas que, querem ou não, eles absorvem um pouco dessa sabedoria. Eles absorveram alguns outros sons. Você pode pensar deles como o grande, mas muitas vezes esquecidos,  no meio-período, por grandes artistas. Existe um grupo de trabalhos que  superam os registos que as pessoas saudam como os clássicos, ou os grandes movimentos do rock and roll, e eles parecem ser a espinha dorsal, a coluna vertebral, da música que eu amo"

"Eu queria fazer um desse tipo de albums, uma daquelas coisas que convinha á minha idade um pouco mais. Eu odeio o jeito que o rock and roll ainda continua a tentar e ser jovem o tempo todo. Todas estas pessoas idosas correndo ao redor do palco,  ainda estão no auge da sua juventude. Eu odeio a maneira como as pessoas do rock and roll sempre  fingem ser crianças. Então, eu estava pensando esses certos tipos de registos que, você sabe, que  não são realmente raros. Você pode ir á loja  amanhã e buscá-los. Eles não lhe vão custar milhares de dólares numa loja de discos. Como eu disse, eu pensei que iria abaixar a barra para  fazer um disco assim, porque estes são os  essencialmente perdidos ... e como seria bom fazer um álbum perdido?

 T. C. Rachel- Como é a experiência de viajar e tocar ao vivo para você? Você aprecia?JP: Sim, porque é livre e nada é amarrado. Tudo acontece mais rápido na estrada. Você recebe esse feedback imediato. É tão fluido, enquanto a gravação é o oposto disso. Tocar ao vivo, você começa a sentir as canções de uma forma muito pura, e você geralmente fica melhor a cada noite. As músicas  movem-se em direções diferentes, você retém os melhores pedaços e tornam-se uma parte do que você faz na noite seguinte", "Com fazer um disco, especialmente de mistura, é tudo sobre a tentativa de amarrar as coisas. A coisa mais difícil para mim é saber  quando parar a gravação. Eu poderia simplesmente gravar sem parar. Eu não sou uma pessoa que pode ir e experimentar o material na estrada - é como deixar alguém ter um vislumbre do seu notebook ou algo assim. Eu quero manter a posse da canção até saber que está finalmente pronto. Acho que estou chegando que tocar ao vivo sinto-me muito libertador e livre ... um dos únicos momentos na minha vida que eu não estou preocupado por não ter tempo suficiente para acertar as coisas.

 T. Cole Rachel- Parece muito de acordo, pelo menos tematicamente, com o que tantas músicas dos Spiritualized parecem ser sobre - se esforçando para o intangível, o impossível.JP: Acho que você tem de trabalhar fora do que você sabe que é capaz. Quando digo isso, eu acho que as pessoas esperam algo fora de sua percepção da música. Vou estar tentando fazer algo que, para mim, é novo e as pessoas vão dizer que  realmente não soa tão diferente do último álbum dos Spiritualized. Ainda soa como eu, mas eu acho que isso é inevitável. Tentando inventar novas músicas fora do nada é um pouco como tentar inventar um novo animal. Que porra é essa? É um animal, mas tem que fluir nessa evolução, uma evolução lenta. Você tem que fazer nova música. Você tem que ser apontado na direção certa e fazer coisas novas, mesmo que tenha sido uma banda por um longo periodo de tempo. Há essa tendência agora para ir e desenterrar um dos seus álbuns clássicos e depois ir tocar por um ano e meio. Eu não estou fazendo nenhum comentário sobre as pessoas que fazem isso, mas eu percebo que não é para mim. Eu fiz shows de Ladies and Gentlemen onde tocamos esse álbum inteiro ... e foram apenas incríveis, shows gloriosos, mas senti como um movimento lateral, em vez de um salto para o futuro. Eu só acho que você tem que tentar sempre estar se movendo para a frente de qualquer maneira que puder.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails