19/09/2012

O ICONE DOS ULTIMOS 60 ANOS -JOHN LENNON

A publicação britânica «NME» declarou John Lennon como o maior ícone dos últimos sessenta anos, depois de uma sondagem feita aos leitores online. O músico e compositor dos Beatles foi o líder de uma votação que começou com sessenta artistas, no início deste ano, e bateu nomes como David Bowie, Amy Winehouse, Alex Turner, dos Arctic Monkeys, Liam Gallagher, ex-Oasis, ou Damon Albarn.

 Sobre Lennon, Liam Galllagher afirmou: «O John Lennon é tudo para mim. Eu não diria que ele é melhor compositor que o McCartney, diria que são diferentes, mas excelentes. Eu gosto mais das coisas do Lennon porque são um bocadinho mais bonitas e mais loucas».


O músico comparou ainda McCartney ao seu irmão Noel, também na lista de ícones: «O McCartney é como o Noel, demasiado bom. O Lennon era louco e eu gosto desse tipo de m*rdas. A voz dele é o que eu mais adoro. Adoro a voz com que ele fala! Mas a voz com que ele canta é que é. Voz política? Estou-me a c*gar, não podia importar-me menos com política, mas tudo o resto, a voz com que canta, as canções, as palavras, dizem-me tudo».

 Liam Gallagher, dos Oasis, ficou em segundo lugar, David Bowie em terceiro e Alex Turner em quarto. Kurt Cobain, dos Nirvana, ficou em quinto.

A votação contou com mais de 160 mil votos durante mais de seis meses, em votação que celebrou os 60 anos do «NME».


John Winston Lennon ( Liverpool , 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque , 8 de dezembro de 1980) ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo britânico The Beatles . Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com Paul McCartney o que seria uma das melhores e mais famosas duplas de compositores de todos os tempos.

John Lennon foi casado com Cynthia Powell , e com ela teve o filho Julian . Em 1966 , conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono . Em 1968, Lennon e Yoko produziram um álbum experimental, Unfinished Music No.1: Two Virgins , que causou controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa. A partir deste momento, John e Yoko iniciariam uma parceria artística e amorosa.

Cynthia Powell pediu o divórcio no mesmo ano, alegando adultério. Em 1969 , o casal casou-se numa cerimónia privada no rochedo de Gibraltar. Usaram a repercussão do seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de " Bed in ", ou "John e Yoko na cama pela paz", como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdão.

No final do mesmo ano, Lennon comunicou aos seus parceiros de banda que estava deixando os Beatles. Ainda no mesmo período, Lennon devolveu sua medalha de Membro do Império Britânico à Rainha Elizabeth , como uma forma de protesto contra o apoio do Reino Unido à guerra do Vietnam, o envolvimento do Reino Unido no conflito de Biafra e "o fraco desenvolvimento de Cold Turkey nos tops de sucesso".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails