24/02/2013

NAPSTER - DOWNLOADED- DOCUMENTARY

Napster: o dia em que a música foi libertada.

A revolução da música digital começou com o Napster - o serviço de compartilhamento de arquivos sonhado por dois adolescentes em 1999, mudou a face da música para sempre.

Um olhar perspicaz de como duas crianças inteligentes ainda pouco sofisticadas revolucionaram uma indústria.

 A ascensão e queda do Napster, o nascimento da tecnologia de compartilhamento de arquivos peer-to-peer, criado por Shawn Fanning quando ainda era um estudante de faculdade, mudou a música para filmes, e possibilitou tudo o que Julian Assange, fez oWikiLeaks para o iPod e Facebook.  

Tornou-se uma expressão de revolta da juventude, e contribuiu para uma mudança completa na forma dos governos e os média trabalhar com a informação. E é uma fascinante historia humana, onde um miudo de 18 anos de idade, inventa uma rede peer-to-peer e traz para o mundo seis meses depois.

O diretor e conhecido actor Alex Winter -  o mesmo Alex Winter, que juntou forças com Keanu Reeves no filme  Bill & Ted, e The Lost Boys, fez um documentário sobre o assunto chamado Downloaded- chega aos cinemas em 2013, revela uma série de músicos e figuras da indústria tecnológica pesando sobre a história do Napster, Sean Parker, Shawn Fanning, David Bowie e Michael Diamond.

O novo filme conta a história do Napster, Tom Lamont recorda a incrível sensação de libertação, ele sentiu como um jovem fã de música, um dos milhões que fizeram pilhagens de coleções de todo o mundo..

Shawn Fanning, um dos dois fundadores adolescentes do Napster, em 2000, trabalhou num PC emprestado no escritório do seu tio, em Massachusetts e dormia muito próximo durante os dias- longas sessões de programação.

Nas primeiras semanas de 2000, os fundadores do Napster, Shawn Fanning e Sean Parker, estavam no seu escritório acima de um banco em San Mateo, Califórnia, considerando números vertiginosos. Figuras rabiscadas um quadro branco disse quantas pessoas em todo o mundo tinham instalado a aplicação de compartilhamento de arquivos e estavam usando-o para baixar músicas de cada um dos outros computadores. 

 Em entrevista no SXSW, Parker, brincando, disse: "Nós só tivemos o encontro com o [Alex Winter] porque tinha visto 'Bill & Ted Excellent Adventure".

Como relatado em Downloaded - um documentário estreou no festival de cinema SXSW, contando a história de um pedaço de software que veio e foi chicoteado até a uma nova  indústria música digital -o Napster tinha 20 milhões de utilizadores no momento.
Eu tinha 17 anos, e o proprietário de uma coleção de músicas irregular, cerca de 20 álbuns, a maioria deles uma verdadeira vergonha (OMC's How Bizarre, the Grease 2 soundtrack).

Um dia eu tive acesso não supervisionado do PC da família e, por razões esquecidas, um desejo de ouvir o exagerado número orquestral do filme Austin Powers . Eu era um utilizador modelo do Napster: Internet equipada, impaciente e principalmente ignorante dos elementos éticos e legais de peer-to-peer de compartilhamento de arquivos. Eu instalei o software, procurei na vasta lista do Napster de arquivos MP3, e logo tive Soul Bossa Nova kilobyte por kilobyte plinking no meu disco rígido.
"É difícil de descrever para as pessoas ... a quantidade de material disponível de repente," guru de tecnologia John Perry Barlow diz Alex Winter, o diretor de Downloaded, no documentario e acrescentou: "Não houve aceleração não houve transição foi como aquela cena famosa de 2001:.. Uma Odisséia no Espaço, quando o macaco pré-histórico joga um osso no ar e transforma-se numa nave espacial. Napster foi um salto ridículo para a frente ", "
fui imediatamente levado com o Napster quando apareceu. Era claramente uma tecnologia revolucionária, explodiu e abriu a minha experiência musical, reunindo-me com a música que eu não tinha escutado e expondo-me a um monte de músicas que eu ou não sabia ou não apreciava antes".
As questões de conteúdo criativo não me ocorreu naquele momento, porque, pessoalmente o Napster incentivou-me a ir para á frente e comprar mais música do que eu já tinha antes ou depois. As questões dos direitos autorais e implicações mais amplas tornou-se claro para mim muito mais tarde.
Quando soube que era hora de dizer a historia a Shawn Fanning e Sean Parker ?
Eu conheci Fanning em 2002, o Napster estava desmoronando. Ele estava aberto para contar a sua história, e eu estava bem consciente de ambos, a historia do Napster e a jornada pessoal de Fanning e Parker,  tudo isso daria um filme incrível. Sendo o negócio do cinema o que é, 10 anos depois, aqui estamos.
Por que Parker e Fanning confiaram em você para contar a história do Napster?
Eu acho que é porque eles estavam cientes desde o início que, independentemente das questões jurídicas em torno do Napster, eu entendi a natureza, magnitude e o quanto revolucionário eles criaram e lançaram. Eu era muito claro com eles e pretendia mostrar todos os lados do argumento, não só o deles, mas eu acho que eles confiaram que tenho passado.
No seu site você faz notar a marca de Justin Frankel usando uma música dos Butthole Surfers, "Pepper", para lançar o Winamp, um precursor do Napster. É algo predestinado que a sua carreira como diretor foi lançada para fazer filmes com os Butthole Surfers? Existe uma conexão?
Você pode executar a partir dos Butthole Surfers, mas você não se pode esconder.
Quando você se propôs a fazer um documentário, a história pode tomar forma em grande parte como você está filmando, entrevistando e editando. O que você viu tomar forma que não necessariamente esperava?
Eu escrevi originalmente este como um filme de narrativa linear, o que exige uma certa dose de dogmatismo e atar pontas soltas. Um doc é o oposto. Há tantos lados legítimos para a história e tantos tocando muito brilhante e interessante do lado técnico, o lado da música, as etiquetas, etc.


 Eu estava constantemente aprendendo, sempre tendo as minhas crenças desafiadas e expandidas. E isso é exatamente o que eu quero que o espectador experimente. Este filme é feito para inflamar a conversa, não para acabar com ela.
Você acha que a percepção do Napster, e da evolução do download do Winamp para o Wikileaks, vai mudar depois de verem "Downloaded"?
Eu acho que a maioria das pessoas tem uma idéia bastante vaga na mudança de paradigma tecnológico que está ocorrendo no mundo. Espero que o filme lance uma luz sobre estes tempos malucos que estamos vivendo.


Conseguir música fora da internet antes Napster era complicado, não confiável - " uma dor colossal na bunda". Winter diz que tinha "amigos que iriam passar 14 horas tentando sacar uma canção Butthole Surfers desligada. E seria um fracasso. E eles iriam tentar novamente. E seria um fracasso."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails