07/02/2015

DAEVID ALLEN

O músico australiano o excêntrico frontman do grupo de fusão prog-psych-space-jazz Gong, anunciou que tem apenas seis meses de vida. Daevid Allen, membro fundador dos Soft Machine, líder Gong e estrela de inúmeros episódios excêntricos em Palma Maiorca e Deia, nos anos 60, anunciou que tem cancro.

O poeta, o guitarrista e cantor de Melbourne, 77, sofre de cancro depois de ser removido foi reproduzido a partir do pescoço e se espalhou para o pulmão.

"Foi confirmado que o câncer invasivo voltou a se contentar com sucesso no meu pescoço. A cirurgia original foi removida, mas o câncer já tocou com renovado vigor que se espalhou para o pulmão", diz Allen em comunicado.

"Agora que me deram há cerca de seis meses de vida. A minha opinião mudou. Eu não estou interessado em operações sem fim. Na verdade ele veio como um alívio saber que o fim está à vista", diz. E acrescenta que é hora de renunciar a resistir ao cáncer, se rende.

"Eu só posso esperar que, durante esta viagem, tenha contribuído de alguma forma para a felicidade na vida de alguns outros companheiros humanos."

E graças aos fãs pelo seu apoio. "Eu acho que eu tenho feito todo o possível para curar, queridos amigos, e me haveis apoiado durante este tempo tem sido útil. Então, obrigado por estarem comigo."

Allen nasceu na Austrália em 1938 e mudou-se para a Inglaterra em 1961, onde cinco anos depois fundou os Soft Machine.

  
 Allen mudou-se para o Reino Unido, em 1961, membro fundador dos Soft Machine em 1966, teve que deixar a banda depois de ter sido recusada a entrada no Reino Unido após uma turnê européia. Permaneceu em Paris, onde formou os Gong, teve que fugir de França para Maiorca na sequência das manifestações de estudantes 1968.

A obra mais conhecida dos Gong Radio Gnome Trilogy, consiste nos álbuns Flying Teapot, Angel’s Egg and You.

Embora Allen tenha deixado a banda em 1975, passou a maior parte da década de 80 na Austrália, voltou para o Reino Unido e uma versão dos Gong estava tocando novamente em 1991.  


Eles continuaram a tocar e a gravar de forma intermitente desde então. A doença de Allen impediu-o de entrar para a banda na turnê mais recente, no final de 2014.

No início dos anos 60, descobriu Mallorca, onde acabou por se instalar e tornou-se amigo de Robert Wyatt, Ramon Farran, Ollie Hallsal, Klarwein, Bibiloni, Pepe Milan ou da família Graves.  

O seu último concerto na ilha foi em 2012, em Inca.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails